sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ILHA DE BOIPEBA - COSTA DO DENDÊ - BAHIA - UM PARAISO

Boipeba - Clique para ampliar


A Ilha de Boipeba está inserida no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia.
Cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno, a ilha se destaca por uma rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas.
m'boi pewa - é uma palavra tupy que quer dizer "cobra chata", em referência a tartaruga marinha de onde se originou o nome Boipeba.
Boipeba contempla floresta densa da Mata Atlântica, restinga, dunas, extensos manguezais e praias paradisíacas com coqueirais e recifes de grande valor ecológico e paisagístico.
Os recifes se estendem pela costa e tornam as praias abrigadas das ondas e correntes. Estes recifes são muitos largos e cortados por canais e poças.
A flora e fauna são ricas de uma grande variedade de corais, algas, peixes, moluscos, ouriços, estrelas e outros. Além disso, pode-se constatar a existência de tartarugas marinhas na região, as quais desovam em diversas praias da ilha.
As áreas florestais encontradas na ilha servem como abrigo para diversas espécies da fauna, destacando-se uma grande variedade de aves e colibris, tatus, raposas e répteis entre outros.
Em razão da importância do patrimônio natural e a necessidade de proteção dos ecossistemas das Ilhas de Tinharé e Boipeba, o Governo do Estado da Bahia criou a Área de Proteção Ambiental (APA) das ilhas Tinharé e Boipeba pelo decreto estadual 1.240, de 5 de junho de 1992.
Interessados na realização das ações propostas pelo Plano de Manejo, moradores de Boipeba, reunidos na Associação dos Moradores e Amigos de Boipeba, conceberam a proposta de Desenvolvimento Sustentável da Ilha de Boipeba. Com esta proposta, a Amabo, quer contribuir para a melhoria de vida da população da ilha e criando um exemplo como desenvolver as atividades econômicas, especialmente o turismo, sem degradar o meio ambiente.

Mainformações pelo site www.ilhaboipeba.org.br

Um comentário:

  1. Adoro Itacaré, mas conheci uma ilha na Bahia chamada Boipeba, vale a pena visitar a Boipeba. Boipeba está ao sul de Salvador, Boipeba tem 20 km de prais semi-desertas, o lema em Boipeba é andar descalço...

    ResponderExcluir