sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ECOPARQUE DE UNA - UMA PASSEIO À MATA ATLÂNTICA

RPPN - Uma riqueza da nossa região
Visitantes europeus e os cooperativistas Maria Morais e Cel. Winston Meireles, além das estagiárias da universidade britânica (London South Bank University), Valentina Ravasio e Evandra Lassalette.

O Ecoparque de Una é um parque turístico localizado no município de Una, 45 km ao sul de Ilhéus. Seu grande atrativo é uma passarela a 30 metros de altura, entre as copas das árvores. O projeto, desenvolvido pela CI-Brasil em parceria com o Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Bahia (IESB), é uma reserva privada do patrimônio natural (RPPN) e preserva um trecho importante de Mata Atlântica, contínuo à Reserva Biológica de Una. Além do ecoturismo, o Ecoparque possui atividades de educação ambiental, pesquisa científica e conservação. A visitação ao parque permite o mínimo de impacto ambiental e o máximo de contato com a natureza. Acompanhados por guias especializados, treinados pelo IESB, os visitantes podem ver a beleza do local com outra perspectiva e, com um pouco de sorte, ver animais raros como o mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) e o macaco-prego-do-peito-amarelo (Cebus apella xanthosternos) em seu hábitat natural.
A caminhada até a passarela é também muito agradável. No início do passeio, pode-se ter a visão da extração artesanal da borracha em um autêntico seringal. Por toda a trilha, há placas com informações sobre as riquezas da floresta. Ao final da caminhada de 2 km, o visitante ainda conta com a opção de um banho refrescante nas águas do rio Maruim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário