O Turismo sustentável atende, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. É um condutor ao gerenciamento de todos os recursos, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida.
O planejamento e prática do turismo sustentável é a mais eficaz forma de evitar a ocorrência de danos irreversíveis nos meios turísticos, de minimizar os custos sociais, econômicos e ambientais que afetam os moradores das localidades, e de otimizar os benefícios do desenvolvimento turístico.
Uma forma de se fazer este tipo de turismo é através do cooperativismo. O turismo cooperativo rural abre uma porta para a sustentabilidade e conservação da biodiversidade.
Em Ilhéus-Bahia, existe uma cooperativa de turismo que atende a este tipo de turismo, acesse www.cooperbomturismo.blogspot.com ou via e-mail cooperbomturismo@hotmail.com para mais informações.
fonte: act