domingo, 25 de julho de 2010

TURISMO SUSTENTÁVEL

foto e texto: maria morais

O Turismo sustentável atende, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. É um condutor ao gerenciamento de todos os recursos, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida.
O planejamento e prática do turismo sustentável é a mais eficaz forma de evitar a ocorrência de danos irreversíveis nos meios turísticos, de minimizar os custos sociais, econômicos e ambientais que afetam os moradores das localidades, e de otimizar os benefícios do desenvolvimento turístico.
Uma forma de se fazer este tipo de turismo é através do cooperativismo. O turismo cooperativo rural abre uma porta para a sustentabilidade e conservação da biodiversidade.
Em Ilhéus-Bahia, existe uma cooperativa de turismo que atende a este tipo de turismo, acesse www.cooperbomturismo.blogspot.com ou via e-mail cooperbomturismo@hotmail.com para mais informações.


fonte: act


domingo, 18 de julho de 2010

ALUNOS DA UNOPAR POLO ILHÉUS APROVADOS PARA O MESTRADO EM CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os alunos da UNOPAR-Ilhéus, Maria C. Morais e Rones F. Sousa foram aprovados em 1º e 5º lugar respectivamente, para o Mestrado em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS - Campus Serra Grande.

Aprovado e reconhecido pela CAPES, o Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável está entrando em seu terceiro ano é considerado inovador por seguir uma tendência de mercado ao unir teoria e prática.

O mestrado é ministrado pela ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, universidade localizada em Nazaré Paulista, interior de São Paulo, que nasceu da união entre o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – e a Natura Cosméticos, pelo compromisso de ambos em conservar os recursos socioambientais brasileiros.

O Mestrado é voltado a profissionais de empresas privadas, governo, terceiro setor e demais interessados em atuar na área de ecologia. O objetivo do curso é formar um profissional, ainda raro no mercado brasileiro, capaz de criar e disseminar modelos inovadores de conservação da biodiversidade e de desenvolvimento sustentável.

Seu corpo docente é composto por doutores, em sua maioria pesquisadores do IPÊ e alguns convidados, todos com atuação em pesquisas aplicadas no campo da Biologia da Conservação ou na área socioambiental e de sustentabilidade.