sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ILHA DE BOIPEBA - COSTA DO DENDÊ - BAHIA - UM PARAISO

Boipeba - Clique para ampliar


A Ilha de Boipeba está inserida no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia.
Cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno, a ilha se destaca por uma rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas.
m'boi pewa - é uma palavra tupy que quer dizer "cobra chata", em referência a tartaruga marinha de onde se originou o nome Boipeba.
Boipeba contempla floresta densa da Mata Atlântica, restinga, dunas, extensos manguezais e praias paradisíacas com coqueirais e recifes de grande valor ecológico e paisagístico.
Os recifes se estendem pela costa e tornam as praias abrigadas das ondas e correntes. Estes recifes são muitos largos e cortados por canais e poças.
A flora e fauna são ricas de uma grande variedade de corais, algas, peixes, moluscos, ouriços, estrelas e outros. Além disso, pode-se constatar a existência de tartarugas marinhas na região, as quais desovam em diversas praias da ilha.
As áreas florestais encontradas na ilha servem como abrigo para diversas espécies da fauna, destacando-se uma grande variedade de aves e colibris, tatus, raposas e répteis entre outros.
Em razão da importância do patrimônio natural e a necessidade de proteção dos ecossistemas das Ilhas de Tinharé e Boipeba, o Governo do Estado da Bahia criou a Área de Proteção Ambiental (APA) das ilhas Tinharé e Boipeba pelo decreto estadual 1.240, de 5 de junho de 1992.
Interessados na realização das ações propostas pelo Plano de Manejo, moradores de Boipeba, reunidos na Associação dos Moradores e Amigos de Boipeba, conceberam a proposta de Desenvolvimento Sustentável da Ilha de Boipeba. Com esta proposta, a Amabo, quer contribuir para a melhoria de vida da população da ilha e criando um exemplo como desenvolver as atividades econômicas, especialmente o turismo, sem degradar o meio ambiente.

Mainformações pelo site www.ilhaboipeba.org.br

ECOPARQUE DE UNA - UMA PASSEIO À MATA ATLÂNTICA

RPPN - Uma riqueza da nossa região
Visitantes europeus e os cooperativistas Maria Morais e Cel. Winston Meireles, além das estagiárias da universidade britânica (London South Bank University), Valentina Ravasio e Evandra Lassalette.

O Ecoparque de Una é um parque turístico localizado no município de Una, 45 km ao sul de Ilhéus. Seu grande atrativo é uma passarela a 30 metros de altura, entre as copas das árvores. O projeto, desenvolvido pela CI-Brasil em parceria com o Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Bahia (IESB), é uma reserva privada do patrimônio natural (RPPN) e preserva um trecho importante de Mata Atlântica, contínuo à Reserva Biológica de Una. Além do ecoturismo, o Ecoparque possui atividades de educação ambiental, pesquisa científica e conservação. A visitação ao parque permite o mínimo de impacto ambiental e o máximo de contato com a natureza. Acompanhados por guias especializados, treinados pelo IESB, os visitantes podem ver a beleza do local com outra perspectiva e, com um pouco de sorte, ver animais raros como o mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) e o macaco-prego-do-peito-amarelo (Cebus apella xanthosternos) em seu hábitat natural.
A caminhada até a passarela é também muito agradável. No início do passeio, pode-se ter a visão da extração artesanal da borracha em um autêntico seringal. Por toda a trilha, há placas com informações sobre as riquezas da floresta. Ao final da caminhada de 2 km, o visitante ainda conta com a opção de um banho refrescante nas águas do rio Maruim.


REDE DE COALIZÃO SUL DA BAHIA JUSTO E SUSTENTÁVEL - LANÇADA EM ILHÉUS NESTE 07 DE OUTUBRO


Socorro Mendonça, Cel. Winston Meireles, Maria Morais, Valentina Ravasio,
Patricia Pacheco, Vilma Berna, Rui Rocha e Valério Magalhães

A Rede Sul da Bahia Justa e Sustentável é constituída por organizações sociais que atuam no Sul da Bahia e têm como missão comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável dessas cidades, tendo como valor essencial a Justiça e a sustentabilidade através da democracia participativa;
As organizações sociais são totalmente apartidárias e inter-religiosas;
As organizações sociais se comprometem a compartilhar com os membros da rede, sem nenhum custo, as informações de todas as suas atividades para que se possa, por meio do aprendizado mútuo, fortalecer e aprimorar o desempenho de cada uma delas;
As organizações da rede que quiserem, poderão se juntar, de forma absolutamente espontânea e voluntária, para realizar ações e parcerias comuns.
Para realizar a missão da rede, as organizações sociais, entre outras ações, procurarão acompanhar as políticas e ações públicas.
A rede também estimulará que cada organização social tenha um componente forte de atuação cidadã;A rede terá, no mínimo, um encontro bimensal para aperfeiçoar seu funcionamento, relatar as atividades de cada organização e propiciar o aprendizado mútuo e ações conjuntas.
A rede viabilizará um processo permanente de troca de informações fortalecendo as conexões e atuações;A rede não será constituída numa organização, não terá direção, mas apenas encarregados escolhidos de comum acordo para realizar determinadas atividades e animadores para viabilizar processos;
As decisões serão tomadas por consenso;
Todas as organizações terão os mesmos direitos e deveres;
A rede respeitará e valorizará a diversidade das organizações, considerando suas possibilidades, peculiaridades e limites;
As organizações terão total liberdade para desenvolver suas atividades, preservando os valores e princípios expressos nesta Carta.

Para saber mais acesse www.redecoalizaosulba.ning.com

TRILHA BOA PAZ - UM LUGAR PARA REPENSAR A NATUREZA


A trilha está localizada próximo a Itacaré. Uma caminhada pela Reserva Boa Paz, consumo de água mineral direto das nascentes, interpretação da fauna e flora, Cachoeira Boa Paz, banho nas Piscinas naturais dos Rios Jeribucaçú e Vitorino, passeio de caiaques até a Cachoeira da Pedra Torta passando pela Ilha dos Desejos, observação do Capitão do Mato (Lipaugus Vociferans) além da visita ao Pequi Verdadeiro (Cariocar Edule), onde o visitante poderá tocá-lo e obter energia da fonte da natureza, e para finalizar, é servido um lanche no Café da Mata com as delícias da culinária regional.


Para saber mais acesse http://www.trilhaboapaz.com/